quinta-feira, 29 de maio de 2014

Michel Leme – Um arquivo em aberto

Não por acaso Michel Leme lança um novo DVD, em que diferentes apresentações do trio – Michel na guitarra, Bruno Migotto no baixo, e Bruno Tessele na bateria – foram filmadas para estarem presentes no “Arquivos - Vol.1”.

O DVD é composto de uma série de registros ao vivo, gravados em São Paulo em diferentes casas.

Dono de uma capacidade singular de integrar composição e improvisação, Michel também une a música brasileira ao jazz para cometer certas e bem vindas transgressões musicais. Como falei há pouco, as apresentações estão presentes no seu chamado arquivo de apresentações. Presentes não por acaso; Porque a presença implica em um apresentar-se disponível, não só para o máximo que a música pode dar, mas também para o novo. Que é o caso da música instrumental e o improviso que a define e qualifica.

Michel se auto impõe estar inteiramente presente em cada show, em cada música, com a mesma intensidade que o caracteriza.  Não existem arquivos finais. Tudo está disposto e armazenado para se recriar. Tal qual fazemos com nossa memória. Michel Leme leva cada solo e improvisações às últimas conseqüências, que nos leva a pensar que o verdadeiro improviso realmente não é por acaso, trabalha no extremo da criação.

O arquivo está gravado. Cada um de nós, seja Michel ou os apreciadores de sua música, está pronto a uma nova leitura a cada visita a este documento musical. Um arquivo sonoro que se renova a cada show.



Site Michel Leme - http://www.michelleme.com/