segunda-feira, 27 de abril de 2009

Entrevista com o Contrabaixista Zeli



Esta é a primeira de uma série de entrevistas informais que realizei com músicos da cena instrumental brasileira, que pretendo ir postando aqui no blog.





Nesta vocês podem conferir a entrevista feita com Zeli, baixista conceituado da noite paulistana e brasileira, que tem como destaque seu segundo álbum solo chamado "Em Movimento", cd que particulariza uma música feita num "movimento" muito bem desenhado, com sutilezas brazoocas com um tempero tremendo de músicos que o acompanham como Vitor Alcantara (sax) e Edu Ribeiro (bateria).

Ao vivo, o destaque são as apresentações em conjunto com a cantora Tatiana Parra.

Além de compositor, arranjador, é professor, e também é integrante do grupo de música instrumental Terra Brasil, desde 1991.

Sem mais delongas, vamos à entrevista:



- Primeiro, eu gostaria de saber quais são suas atividades atuais, você leciona, certo? Quais são seus próximos projetos?

Além de dar aulas na Faculdade Santa Marcelina e na Faam, entre os meus atuais projetos viso finalizar logo o Cd em duo com o Vitor Alcantara, faltando mixar, masterizar e lançar. Tenho também meu trabalho de canções que deve ser registrado em breve e o repertório instrumental com meu quinteto.



- Teve algum momento de sua vida, que você consegue distinguir dos demais, que foi o principal propulsor na escolha da carreira de contrabaixista?

Nao especificamente, foi rolando naturalmente...



- Considerando a música brasileira atual, seja ela instrumental ou não, qual você acha a principal contribuição que a música brasileira dá nos dias de hoje à música mundial em termos de ritmo, harmonia, inovação, e cultura ?

Nossa música é rica nesses três aspectos: Ritmo, melodia e harmonia. Acho que essa mistura equilibrada e a originalidade são nossas grandes contribuições.



- Se você pudesse escolher entre quaisquer músicos, instrumentistas, cantores ou cantoras, da música brasileira atual para compor um "supergrupo", quem deles, dos quais você nunca tocou antes junto, você gostaria de tocar?

André Memhari, Tutti Moreno e Hamilton de Holanda.



- Qual foi o momento mais marcante na sua carreira? Uma composição? Uma gig? Uma improvisação especial?

Vários momentos, não destaco um só... tocar em Paris com a Badi Assad foi bem legal.



- Se uma pessoa tem dor de dente, vai ao dentista, se tem dor de cabeça, vai ao médico. E se ela tem dor na alma, vai ver um músico tocar?

Sim, é uma ótima receita pra se reciclar e se motivar, voltar pra casa e estudar...


Links de vídeo e sites de Zeli:

http://www.myspace.com/zelisilva

http://www.zelibass.com/

Vídeo c/ Fábio Torres no piano e Edu Ribeiro na batera:

http://www.youtube.com/watch?v=NKkCE3MjOHo&feature=PlayList&p=A83A7E6EA338A18B&index=0&playnext=1

Nenhum comentário: